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Product Ads – Google testa novo formato de link patrocinado

Diferentemente dos anúncios de texto padrão que aparecem na lateral direita do buscador, O Product Ads vai mostrar características e informações específicas do produto anunciado, como preço e imagem.

O Google confirmou na sexta-feira (19) que está testando um formato totalmente diferente de publicidade, o Product Ads (Anúncios de Produtos). Neste novo modelo o anunciante não pagará por clique (PPC), mas por compra efetivada ou conversão. Não haverá leilão de palavras-chaves como no Google Adwords, porém os anúncios serão classificados de forma semelhante: Ad Rank = Commission × Quality Score. O índice de qualidade leva em conta a relevância do produto em relação ao termo pesquisado, a taxa de conversão do termo pesquisado, CTR, histórico, etc.

Segundo o The Wall Street Journal um porta-voz do Google declarou que o “os testes só serão visíveis para um pequeno número de usuários nos EUA” e enfatizou que a empresa está experimentando constantemente novas funcionalidades.

Com o crescimento do Bing da Microsoft, o Product Ads é mais um movimento do Google em busca de novos formatos de publicidade e de trazer uma nova experiência para os usuários para continuar crescendo no mercado de busca paga.

Ainda que o teste seja um sucesso nos EUA, não acredito que o novo formato será implementado com rapidez por aqui, pois o funcionamento do Product Ads depende da base de dados do Google Base que é uma espécie de classificados gratuito que funciona através de feeds dos produtos e esse serviço ainda não está disponível no Brasil. É esperar pra ver!

Por: Paulinho Uda

Google anuncia novas funcionalidades no sistema de buscas

O Blog Oficial do Google anunciou ontem (20) as novas funcionalidades que foram implementadas no buscador mais utilizado do mundo. Por enquanto, só está funcionando na versão em inglês do Google, mas logo vai chegar ao Brasil como sempre acontece. Conheça agora as novidades:

Sugestões na página de resultados
O Google só mostrava sugestões de busca quando o usuário digitava o termo de pesquisa na página principal do buscador. Agora, quando você fizer uma busca a partir de uma página de resultados ele vai continuar mostrando sugestões de termos de pesquisa.

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Personalização das sugestões
O Google estima que ¼ dos usuários repetem as mesmas pesquisas realizadas no mês anterior. Se você estiver conectado a uma conta do Google e com histórico ativado, ele vai personalizar as sugestões de termos de pesquisa com base nesse histórico, a intenção e tornar mais rápido e fácil repetir pesquisas feitas anteriormente. Você também pode gerenciar suas preferências ou simplesmente sair da conta (eu recomendo) para que o Google não personalize os resultados da busca.

Sugestão de navegação
Se você estiver buscando um termo ou site específico, o Google vai mostrar sugestões de navegação relativas ao termo e enviar diretamente para página. Veja o exemplo abaixo na busca pelo termo “New York Times”:

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Links patrocinados nas sugestões de busca
Essa é a mudança mais importante de todas. A partir de agora o Google vai mostrar links patrocinados como sugestão de busca para o usuário. As implicações são relevantes, pois acredita-se que a disputa pelas primeiras posições será mais acirrada ainda. Ganha quem possuir o melhor índice de qualidade nos anúncios, e é claro, quem pagar mais. Vamos aguardar e ver como vai funcionar!

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Por: Paulinho Uda

Google anuncia melhorias e aplicação de tecnologia semântica

O Google anúnciou hoje (24) através de seu blog oficial duas novidades.

A primeira é a integração de tecnologias semânticas para melhorar seu sistema de buscas, o que lhe permitirá entregar aos usuários do buscador, resultados muito mais úteis e específicos em relação ao termo usado na pesquisa.

“Por exemplo, se você pesquisar ‘princípios da física’, entendemos que os algoritmos ‘momento angular’, ‘relatividade especial’, ‘big bang’ e ‘mecânica quântica’ são termos relacionados que poderiam ajudá-lo a encontrar o que você necessita”, afirma Ori Allon, técnico responsável pelo Search Quality Team no blog oficial do Google.

Ele declara ainda, “somos agora capazes de direcionar mais consultas, mais línguas, e tornar as nossas sugestões mais relevantes para o que você realmente precisa saber. Além disso, agora estamos oferecendo aperfeiçoamentos para consultas mais longas (muitas palavras) algo que geralmente é uma tarefa muito difícil”. Essa é a segunda novidade.

Agora, quando o usuário digitar uma pesquisa mais longa, com mais de três palavras e o texto descritivo, que atualmente tem duas linhas, não for suficiente para contextualizar a informação. Nessas situações o número de linhas será aumentado para mostrar mais informações e mais palavras-chaves dentro do texto descritivo.

Para ver exemplos de aplicações das melhorias anunciadas hoje, visite o Blog Oficial do Google (em inglês).

Por:  Paulinho Uda

[] Março 24th, 2009 | 1 Comment | Posted in O Blog Oficial do Marketing Digital, Search Marketing, SEO |

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