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SEM – Search Engine Marketing

Search Engine Marketing

O Que é Search Engine Marketing (SEM)?

SEM (Search Engine Marketing) ou em português Marketing em Sites de Buscas é a área do web marketing responsável pela estratégias e técnicas que envolvem a presença de um site em resultados orgânicos e pagos, assim como outras atividades relacionadas a sites de busca.

Qual a importância de estar bem posicionado nos buscadores?

Durante o processo de busca, poucos usuários pesquisam além da terceira página de resultados de busca, sendo que a grande maioria se concentra nos primeiros resultados. Se o seu site não estiver entre os primeiros colocados, preste atenção, pois além do seu cliente não encontrar sua empresa, é muito provável que ele encontre seu concorrente.

O Search Engine Marketing tem crescido no Brasil e no mundo devido a sua importância estratégica. Segundo o IBOPE/NIELSEN o Brasil possui 102,3 milhões de usuários, e hoje, mais de 90% dos internautas usam os buscadores para encontrar o que precisam, sendo que os mecanismos de busca como Google, Yahoo e Bing são os principais pontos de partida para eles.

Com uma quantidade tão grande de pessoas utilizando buscadores para encontrar praticamente tudo, desde entretenimento, cultura, educação, turismo, até a compra de carros e imóveis, nada mais natural do que desenvolver ações de marketing nos buscadores no exato momento em que o usuário está buscando pelo produto ou serviço que a sua empresa oferece.

Quais são as principais ações de Search Engine Marketing?

As ações de SEM (Search Engine Marketing) se concentram principalmente em dois serviços:

- SEO ou Otimização de sites, resultado da busca natural ou orgânica (gratuita).
- Links Patrocinados, resultado de anúncios pagos. Google Adwords por exemplo.

Apesar destes serviços serem distintos eles se complementam, pois o objetivo do SEO é posicionar seu site no topo das buscas orgânicas (gratuita), enquanto os links patrocinados oferecem anúncios em uma área exclusiva dentro dos buscadores e na rede de conteúdo de sites parceiros dos buscadores, como o Google por exemplo. A grande vantagem dos Links Patrocinados é que você só paga se o seu anúncio receber um clique e não pela visualização do anúncio, desta forma é possível mensurar com precisão o retorno sobre o investimento (ROI) e maximizar sua verba de campanha.

Área de Busca Orgânica e Link Patrocinado

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